10 fatos surpreendentes sobre a profissão na área da tecnologia

A profissão na área da tecnologia é um campo de estudo interdisciplinar extremamente diversificado que está se tornando cada vez mais difundido em quase todos os aspectos de nossas vidas. Com o aumento do ritmo de desenvolvimento e crescimento tecnológico, o setor oferece oportunidades para profissionais das mais diversas áreas.

Da ciência da computação ao design industrial e engenharia, profissionais qualificados de todas as áreas de tecnologia estão encontrando trabalho acessível e barato. Com tantas disciplinas sendo cobertas pela tecnologia, é importante identificar claramente o leque para os profissionais interessados em ingressar nessa área.

Existem muitos ramos da tecnologia com requisitos e regras diferentes, alguns deles incluem engenharia, processamento de dados, computação gráfica, ciência da computação, robótica, telecomunicações, mecânica, eletrônica e muitos mais.

Profissão na área da tecnologia

De todos os trabalhadores de tecnologia, os cientistas da computação tendem a receber menos atenção. A computação está associada à programação e codificação, mas na verdade o computador é um dispositivo muito mais complexo do que apenas isso.

Um cientista da computação é responsável por desenvolver cronogramas, programar processos e projetar sistemas de computador, trabalhando no mais alto nível da tecnologia de computadores, executando tarefas como a construção de sistemas operacionais, programas comerciais e aplicativos para uso privado.

10 fatos surpreendentes sobre a profissão de tecnologia

1. Mais de 50% dos profissionais de tecnologia são mulheres. Nos últimos anos, a proporção de mulheres trabalhando no campo aumentou, e elas tendem a permanecer no setor por mais tempo do que os homens.

2. Uma grande mudança nos últimos anos é que cerca de 80% dos contratos de trabalho são de tempo integral, em vez de contratos temporários ou por hora. Isso significa que os contratados podem desenvolver habilidades e construir seu currículo em um único trabalho.

3. Os salários também aumentaram. O salário médio de um trabalhador de tecnologia é de $ 89.426 por ano, de acordo com o Indeed.com.

4. Com a crescente demanda por soluções inteligentes, as competências tecnológicas estão na boca da maioria e são muito procuradas no mercado.

5. Os principais setores de tecnologia a crescer são Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas.

6. Os empregos técnicos não se limitam ao trabalho de escritório. Os trabalhadores remotos, portanto, têm as mesmas oportunidades de trabalho e são cada vez mais procurados.

7. Profissionais de tecnologia estabelecidos podem ganhar salários superiores a US$ 200.000 por ano, de acordo com os cálculos do Range Finder.

8. Anualmente, mais de 4 milhões de empregos em tecnologia são abertos em todo o mundo.

9. A Microsoft, por exemplo, está investindo fortemente em diversidade e inclusão e quer ter uma força de trabalho composta por 50% de mulheres em todos os níveis internos até 2030.

10. Pelo menos 80.000 empregos em toda a Europa permanece por preencher devido à falta de profissionais de tecnologia qualificados.

Como se desenvolve na profissão na área da tecnologia

A área da tecnologia é dinâmica e desafiadora. Para se desenvolver na profissão na área da tecnologia, é importante investir constantemente no seu conhecimento e nas habilidades necessárias para se destacar nessa área. Tendo em vista isso, segue algumas dicas para desenvolver a sua carreira na área da tecnologia:

1. Atualize-se sobre os últimos avanços e tendências no setor: invista tempo na leitura sobre assuntos relacionados com a área de tecnologia, o que está acompanhando atualmente e o que será tendência no futuro.

2. Estude a fundo sua área: invista em cursos e aperfeiçoe suas habilidades. Estudar a fundo a sua área de interesse lhe ajudará a acompanhar as mudanças e evolução dessa área.

3. Crie uma agenda de tarefas com metas e objetivos: tendo metas bem definidas, fica mais fácil se desenvolver na profissão e acompanhar o ritmo da área.

4. Networking: invista tempo e dedique-se à busca de novas conexões no setor. Aproveite os eventos de tecnologia para conhecer outros profissionais e prospectar novas oportunidades de trabalho.

5. Construa uma presença digital clara e eficiente: mantenha um perfil profissional atualizado, como um currículo e diversas fontes válidas que mostram o seu conhecimento na área. Além disso, mantenha uma conexão contínua com outras pessoas no setor, para que você fique por dentro de tudo o que acontece e esteja pronto para novos desafios.

Conclusão

A tecnologia está mudando rapidamente e mudando significativamente nosso modo de vida. Com essas mudanças, a demanda por profissionais de TI cresce cada vez mais, abastecendo diversas áreas e abrindo novas oportunidades para profissionais qualificados.

Basicamente, a área de tecnologia está abrindo as portas para novas profissões. Muitas dessas profissões já existiam, mas agora estão sendo desenvolvidas em um formato totalmente novo no contexto da era digital. Tecnologias como inteligência artificial, robótica e realidade virtual, por exemplo, deixaram de ser um sonho para se tornar realidade.

Nesse cenário, novas necessidades exigem mudanças constantes nas áreas acadêmicas, tornando os cursos de nível superior mais acessíveis e abrangentes. Além disso, universidades e outras instituições têm levado a tecnologia para a sala de aula, permitindo que alunos de qualquer lugar do planeta possam acompanhar e aprimorar suas habilidades remotamente.

Por isso, é importante que as pessoas acompanhem de perto as tendências de TI, pois essa é a forma mais eficaz de acompanhar o cenário mundial e entender o futuro das profissões. Além da capacitação contínua, os profissionais de TI também precisam se manter atualizados para oferecer soluções de alta tecnologia.

Você está aqui: