O Segredo oculto por trás do Frango a passarinho sequinho e crocante

O Frango a Passarinho é um dos pratos mais populares da culinária brasileira. É servido em quase todas as casas e restaurantes brasileiros, podendo ser facilmente preparado em casa. Porém, nem todo mundo conhece as técnicas certas para tirar o melhor proveito do Frango a Passarinho, principalmente aquele tão crocante e sequinho.

Isso passa pelo uso correto de temperos e ingredientes no preparo. Escaldar o Frango a Passarinho antes de temperá-lo é uma técnica importante que pode fazer muita diferença no sabor e no resultado. Essa técnica garante que o frango esteja bem cozido, mas permaneça seco.

Esta é uma técnica utilizada na gastronomia portuguesa desde a Idade Média, sendo ainda uma técnica importante a ser utilizada na preparação do Frango a Passarinho. Outro segredo para deixar o Frango a Passarinho tão crocante é grelhar no fogão. Este utiliza uma técnica chamada “baião de dois”, cujo nome se dá pelo uso de água e óleo para cozinhar o frango.

Ao aquecer esses dois ingredientes, a carne de frango fica mais macia e saborosa. O óleo também permite que o frango fique mais leve e levemente crocante. O delicioso óleo aquecido também impregna o frango, proporcionando maior sabor.

Qual é o segredo escondido por trás do frango seco e crocante?

O segredo para o frango ficar sequinho e crocante é grelhar ou assar o frango em temperatura alta. Isso cozinha rapidamente a pele do frango, evitando que a umidade se desenvolva no meio.

Uma das técnicas para obter um resultado seco e crocante é adicionar manteiga, óleo ou azeite à pele do frango antes de assar, ou grelhar para criar uma cobertura que lhe dê sabor e principalmente crocância. Além disso, é importante secar bem o frango; isso tira qualquer água que possa estar na pele.

Outra técnica interessante para obter um frango sequinho e crocante é enrolar ou prender o frango em cada perna. Assim, o calor é distribuído uniformemente por toda a carne.

Algumas ervas e especiarias podem ser usadas para dar sabor ao frango; sal e pimenta são bons exemplos. No entanto, é importante não usar muitos temperos, pois isso pode resultar em frango gorduroso e suado.

Como fazer frango a passarinho sequinho e crocante | Ingredientes

  • -2 sobrecouxa de frango
  • -1 colher de sopa de suco de limão
  • -1/4 colher de chá de alho em pó
  • -1/4 de uma colher de sopa de sal
  • -1/2 colher de sopa de alecrim
  • -1/4 de uma colher de sobremesa de páprica
  • -1/4 de uma colher de chá de pimenta preta
  • -2 colheres de sopa de azeite

Método de preparação do frango a passarinho

1. Coloque as sobrecoxas de frango em um recipiente.

2. Adicione o suco de limão, alho em pó, sal, alecrim, páprica e pimenta-do-reino e misture.

3. Adicione o azeite e misture novamente. Deixe marinar por 30 minutos.

4. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio.

5. Coloque os peitos de frango na frigideira e doure-os bem de cada lado.

6. Abaixe o fogo e tampe a frigideira. Cozinhe por 15 minutos.

7. Abra a frigideira e sele os filés até ficarem dourados e crocantes por fora.

8. Sirva quente.

Quais os benefícios do frango a passarinho?

O frango a passarinho, também conhecido como “frango do galinheiro”, é reconhecido como uma carne saudável devido à sua baixa densidade calórica e à sua rica nutrição. Além disso, possui muitos benefícios para a saúde, incluindo proteção contra doenças cardiovasculares e contribui para o bom estado físico.

1. Rico em Proteínas e Nutrientes:

O frango a passarinho é extremamente rico em proteínas, nutrientes e minerais, tornando-o uma das carnes de proteína mais saudáveis. É baixo em gordura saturada e comestíveis, tornando-o ideal para quem deseja perder peso sem sacrificar a saúde.

2. Bem Equilibrado Macronutrientes:

O frango a passarinho equilibra bem os nutrientes – proteínas, gordura, carboidratos e energia – o que o torna ótimo para o consumo diário. A alta proporção de proteína na carne contribui para o aumento da massa muscular, enquanto a baixa quantidade de gordura diminui o acúmulo de gordura corporal.

3. Rico em Vitaminas e Minerais:

O frango a passarinho é uma rica fonte de vitaminas A, B, C e E, bem como minerais, como ferro, zinco e cobre, importantes para manter o corpo saudável e funcionando bem. Estes nutrientes ajudam a melhorar o sistema imunológico, reparar tecidos danificados e fornecer energia.

4. Baixo em Colesterol:

O frango a passarinho tem uma baixa quantidade de colesterol, o que o torna ideal para quem busca controlar os seus níveis de colesterol. Consumir este alimento pode baixar os níveis de colesterol LDL e aumentar os níveis de colesterol HDL.

5. Ajuda a Regular a Glicose:

O frango a passarinho pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Isso ocorre porque a carne tem baixo índice glicêmico, o que significa que não se acumula glicose no sangue portanto, facilita regular os níveis de açúcar no sangue.

Você está aqui: