Farofa de bacon | Veja aqui ingredientes e modo de preparo

A farofa de bacon é uma deliciosa preparação feita com bacon, farinha de mandioca, cebola, alho, salsinha, pimenta e azeite. É um acompanhamento comum no Brasil, que pode ser servido com carnes, peixes e aves.

O bacon costuma ser preparado em fatias finas e depois refogado em uma frigideira. A cebola e o alho são refogados no azeite, antes de juntar a farinha de mandioca e mexer até dourar. A salsinha, a pimenta e o bacon são adicionados e misturados à farofa antes de servir.

É possível variar a farofa adaptando a base do bacon e acrescentando outros ingredientes, como frango desfiado, couve, banana frita, damasco picado, entre outros. Além disso, algumas receitas incluem leite de coco e/ou suco de laranja para deixar a farofa mais úmida.

 

Algumas pessoas preferem servir essa farofa ainda quente. Porém, também pode ser servido em temperatura ambiente e até frio. Se guardado na geladeira, pode ser consumido até dois dias depois, desde que em recipiente bem fechado.

Quando surgiu a farofa de bacon na culinária?

A farofa de bacon surgiu como acompanhamento de pratos proteicos, geralmente complementando as proteínas com um toque cremoso e crocante.

Geralmente é feito com bacon frito em cubos e pão ou fubá para dar às proteínas e outros grãos um invólucro mais denso. Essa técnica ganhou popularidade entre franceses e ingleses no final do século XIX.

Desde então, tornou-se um acompanhamento comum, incorporando diferentes sabores e estilos culinários. O bacon é um ingrediente comum, com outros vegetais, queijos, açúcares refinados, frutas secas e outros complementos para dar maior versatilidade às farofas.

Porque a farofa de bacon é um prato tão tradicional

Porque a farofa de bacon é um prato tão tradicional A farofa de bacon é uma opção tradicional de prato muito apreciada no Brasil. Ela é um acompanhamento que combina bacon, farinha de mandioca e diversos condimentos.

Essa farofa típica leva um nome diferente conforme a região do Brasil: no Ceará, ela é chamada de “carne fraca”, enquanto no Sul ela é conhecida como “farofa de bacon”.

O prato é muito versátil e pode ser servido como acompanhamento para carne assada, como recheio de hambúrgueres, como farofa de galinha ou até mesmo como um petisco para lanches.

A farofa é originária da culinária indígena brasileira, tradição que foi transmitida de geração à geração. Uma das versões mais elaboradas de farofa de bacon leva abacaxi assado, que dá um sabor ainda mais exótico ao prato.

A farofa é muito saborosa e nutritiva, pois sua base é a farinha de mandioca, que tem alto índice de carboidratos e proteínas. Além disso, os condimentos e o bacon adicionam sabor e ainda mais nutrientes ao prato.

Farofa de Bacon | Ingredientes e modo de preparo

– 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca

– 1 cebola pequena

– 2 dentes de alho

– 200g de bacon

– 1 tomate

– 3 colheres (sopa) de salsinha

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– 2 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparo:

1. Em uma panela aquecida, refogue a cebola picada, o alho e o bacon;

2. Após alguns minutos, acrescente os tomates picados, a salsinha e o sal e pimenta preta e o óleo.

3. Misture bem até formar uma farofa homogênea.

4. Acrescente o bacon refogado, a cebola e o tomate na travessa e misture bem até obter uma mistura homogênea;

5. Sirva quente.

Quais os benefícios da farofa de bacon

A farofa de bacon é uma delícia que mistura farinha de milho, bacon e temperos variados. Além de ser muito saborosa, ela também oferece alguns benefícios à saúde, pois possui:

— Fibras: A farinha de milho contida na farofa de bacon possui alto nível de fibras, que mantém o intestino saudável, estimula a digestão e pode prevenir doenças cardiovasculares.

— Gorduras boas: O ômega3 presente no bacon é considerado um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo.

— Proteínas: A carne de bacon aumenta a quantidade proteica desta farofa, oferecendo um alimento de qualidade e nutritivo.

Vitamina B: O bacon também contém quantidades significativas de vitamina B, importante para metabolizar os carboidratos da farinha. Portanto, a farofa de bacon é uma comida deliciosa que pode trazer muitos benefícios à saúde.

Você está aqui: