Quem é o técnico da seleção Brasileira de vôlei masculino

O técnico da seleção brasileira de vôlei é o argentino Renan Dal Zotto. Ele assumiu em fevereiro de 2021 e desde então tem trabalhado para treinar a escalação mais forte do time.

Ao longo de sua carreira como treinador, Renan comandou diversas equipes, com destaque para os clubes Jaraguá, Campinas e Vôlei Futuro, além do Sada Cruzeiro Vôlei. No exterior, jogou pelo clube romeno de vôlei Steaua Bucuresti, pelo polonês Kedzierzyn-Kozle e pelo moldavo CSA Steaua Bucuresti.

No total, Renan soma 3 títulos nacionais e 6 títulos internacionais em sua carreira, incluindo o Campeonato Pan-Americano de Voleibol 2019.

Atualmente, o técnico brasileiro de vôlei masculino trabalha na preparação do time para futuras competições nacionais e internacionais, com foco na preparação do time para o Mundial de Voleibol de 2022.

Currículo de Renan Dal Zotto técnico da seleção brasileira masculina de vôlei

Renan Dal Zotto é fisiologista, coordenador técnico da seleção brasileira masculina de vôlei e ex-técnico e jogador de vôlei do Clube de Regatas Brasil.

É formado em Ciências do Esporte e Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ele atuou por três temporadas como Supervisor Técnico das equipes juvenis do CRB.

Ele recebeu um diploma da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) na área de treinamento de voleibol na Holanda. Foi auxiliar técnico da seleção brasileira masculina que disputou os Jogos Pan-americanos de 1987, nos Estados Unidos.

Ele é o técnico da seleção brasileira masculina desde 2008, quando assumiu a coordenação técnica. Ele liderou a equipe que conquistou medalhas nas Olimpíadas de 2008, 2012 e 2016; e a Copa do Mundo de Voleibol de 2010 no Japão.

Também foi técnico do Minas Tênis Clube, clube que o acompanha desde o início da carreira, e do São Caetano, nas temporadas 2009/2010 e 2011/2012. Em 2014, foi técnico do Sesi-SP.

Atualmente, Renan Dal Zotto é o responsável pela preparação física e tática da seleção brasileira masculina e pelo desenvolvimento dos jovens jogadores. Além disso, desenvolve atividades de cooperação internacional, promovendo a troca de conhecimento com outras equipes e federações nacionais.

Carreira de Renan Dal Zotto Treinador da seleção brasileira masculina de vôlei

Renan Dal Zotto iniciou sua carreira no vôlei em 1994, na Áustria, como técnico da seleção feminina. Ele ganhou destaque como treinador e logo foi recrutado para a seleção brasileira masculina em 1998. Desde então, Dal Zotto trabalhou para transformar a seleção brasileira masculina de vôlei em um dos melhores times do esporte.

Durante sua passagem pela Seleção Brasileira, Dal Zotto foi responsável por importantes títulos, como o Mundial em 2002, o Sul-Americano em 2000 e o ouro nas Olimpíadas de Londres em 2012. Também foi o técnico durante a primeira Copa do Brasil de vôlei. Título na temporada de 2013.

Atualmente, Dal Zotto segue como técnico da seleção brasileira masculina de vôlei e dirige algumas das principais equipes do Brasil. Ele também é palestrante motivacional, consultor e treinador de treinadores de vôlei. Ele está empenhado em fazer todo o possível para ajudar a Seleção Brasileira a se manter no topo do vôlei mundial.

A atuação de Renan Dal Zotto à frente da seleção brasileira masculina de vôlei

Renan Dal Zotto foi o técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei de 2017 a 2020. Nesse período, a equipe conquistou duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de 2020 e no Mundial de 2018, além de um bronze no Mundial de 2019 e um ouro medalha no Campeonato Sul-Americano 2018.

A atuação sob o comando de Dal Zotto também se estendeu à Liga Mundial, onde a equipe conseguiu um vice-campeonato e um terceiro lugar. Além disso, a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei também se destacou no Grand Prix 2017, sendo vice-campeã.

Durante sua gestão, Renan Dal Zotto também orientou a equipe na conquista de três campeonatos brasileiros e quatro copas do Brasil. A equipe também conquistou a Copa América de 2018. No geral, a atuação de Renan Dal Zotto à frente da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei foi muito positiva.

Considerações finais

Treinar a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei é uma excelente oportunidade para construir um legado no esporte. Além da responsabilidade de ter que obter resultados positivos nas partidas, ainda é preciso conhecer muito bem as estratégias de jogo, relacionar-se com os atletas e a equipe.

Assessorar no desenvolvimento e treinamento dos atletas, desenvolver trabalhos técnicos e amistosos em todo o país, além de saber trabalhar com diferentes grupos de interesse. Assim, ser técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei é um cargo visto como uma grande oportunidade de desenvolver habilidades e fazer o melhor para o desenvolvimento do esporte e liderança da equipe.

Porém, como qualquer grande responsabilidade, exige empenho e dedicação para “ser o melhor”. É preciso traçar metas e objetivos de longo prazo, saber pensar fora da caixa em situações adversas, criar um relacionamento saudável com os atletas da seleção e fazer com que cada um mostre seu melhor talento e 100% de seu rendimento nos jogos.

Você está aqui: