Os leilões geralmente permitem que os compradores dividam seus pagamentos para torná-los mais acessíveis às partes interessadas. Embora esse pagamento seja geralmente feito em parcelas mensais ou bimestrais, alguns leilões também oferecem pagamentos trimestrais ou mesmo anuais.
No entanto, o comprador do leilão deve ter cuidado ao pagar por um carro leiloado. Essas transações estão geralmente sujeitas a altas taxas de juros, podendo muito facilmente tornar o pagamento do carro mais caro do que o lance inicial.
Resumindo, existe sim parcelamento em leilão de carros. No entanto, é importante lembrar que fazer esses pagamentos em parcelas muitas vezes aumenta o custo total do veículo devido às taxas de juros mais altas. Por isso, é importante ficar atento e pesquisar bem sobre as taxas de juros associadas ao parcelamento do veículo antes de optar por essa alternativa.
Vale a pena fazer o parcelamento em leilão de carro?
Instalar um veículo em leilão pode trazer muitas vantagens, dependendo da situação financeira do comprador. Se o comprador tiver escolhido o leilão corretamente, pode obter um desconto significativo no carro, porque os leilões usam critérios rígidos para escolher os veículos e a partir daí é determinado o preço inicial.
No entanto, a natureza dos leilões pode significar que os compradores assumem riscos desnecessários e podem acabar pagando preços acima dos níveis de mercado pela pressa. Os veículos oferecidos em leilões podem não estar completos ou revisados, o que significa que o comprador também pode acabar tendo que gastar com a manutenção do veículo.
Diante disso, pode ser aconselhável que os compradores façam um pagamento parcelado em um leilão de carros, desde que saibam o que estão comprando e certifiquem-se de que o veículo atende às suas necessidades.
Como regra geral, é importante verificar se o leilão acredita em uma garantia e se oferece um bom serviço pós-venda. Para garantir que a experiência do parcelamento seja a melhor possível, também é aconselhável que o comprador se esforce para obter o máximo de informações possíveis sobre o veículo.
Passo a passo para comprar carro em leilão parcelado
1. Dê uma olhada nas listas de leilões online e selecione um carro que se encaixe no seu orçamento e preferências.
2. Pesquise um carro antes do início do leilão para determinar seu valor de mercado e assim saber quanto está disposto a gastar.
3. Lance no Leilão – Ao contrário do que você possa pensar, os leilões online não exigem lances máximos do licitante. Durante o leilão, dê um lance incremental até chegar perto do preço-alvo e, em seguida, segure até que ninguém mais lance.
4. Depois de vencer o leilão, é hora de fazer sua parte e pagar. Se for parcelar, verifique as condições de pagamento e os juros cobrados.
5. Geralmente, você precisará enviar uma cópia da documentação que comprove o pagamento (como seu contrato de empréstimo, contracheque ou extrato bancário) ao vendedor para selar o negócio.
6. Assim que o vendedor receber a papelada, esse processo estará completo e você poderá levar seu carro para casa.
Considerações finais
Os leilões de carros a prestações são uma excelente forma de comprar um veículo a um preço inferior ao preço normal. Além disso, pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja adquirir um carro financiado com juros menores.
Porém, é importante lembrar que esse tipo de leilão também pode conter certos riscos, principalmente para compradores inexperientes, pois pode haver alguns lances que não sejam tão vantajosos, deixando assim o comprador com um preço mais elevado do que o normalmente praticado.
Portanto, é recomendável que os compradores façam a diligência no leilão e nos veículos disponíveis antes de participar do leilão. Por fim, lembre-se que ainda existe o risco de sucatear um carro com problemas mecânicos ou ter um veículo com histórico desconhecido.